CNC significa Comando Numérico Computadorizado da sigla inglês (Computer Numeric Control) na Usinagem Industrial é denominado como sistema que permite o controle de máquinas, sendo utilizado principalmente em tornos e na usinagem no geral. Proporciona paralelamente o controle de vários eixos ao mesmo tempo, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G).

Criado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), na década de 1940 o NC (CN, controle numérico, na sigla em português) inicialmente usando fitas perfuradas e com o advento do computador evoluiu para o CNC. Com isso atingiu-se o objetivo de confecção de peças complexas, seriadas e/ou de grande precisão, especialmente quando usada em conjunto com os atuais programas CAD/CAM.

A inclusão do CNC na indústria eletrônica alterou de forma radical os processos industriais. Perfis de alta complexidade são facilmente produzidos assim como estruturas em 3 dimensões tornam-se relativamente fáceis de produzir e o número de passos no processo com intervenção de operadores é drasticamente reduzido.

Contribuições do CNC para a indústria:

CNC contribuiu para a redução do número de erros humanos. Isso favoreceu para a melhoria da qualidade dos produtos diminuindo retrabalho e desperdício,
Agilizou as linhas de montagens tornando-as mais versáteis, permitindo a mesma linha de montagen ser adaptada para produzir outro produto num tempo muito mais curto se comparados os processos tradicionais de produção;
Acompanhou o desenvolvimento tecnológico da informática e a tendência por uma interatividade cada vez maior com o usuário, o código e linguagem de máquina também seguiu essa evolução.

cnc
fre2
fresa

Processo de Usinagem CNCALPHAIMPRESS

O Processo de Usinagem CNC acontece a partir de uma máquina controlada por comandos numéricos, e tradicionalmente com um programa de computador para que se possa caracterizar cada peça, normalmente se utiliza o software Auto CAD, que pode ser utilizado para criar as especificações para cada um dos componentes, ou uma parte ou produto manufaturado.

Este projeto é então transformado em uma série de valores numéricos para que uma máquina CNC possa utilizar as informações e mover e operar uma variedade de ferramentas.

Uma parte pode ser completada em uma máquina CNC ou pode ser movida manualmente através de meios robóticos entre várias estações de trabalho com ferramentas diferentes. A usinagem CNC pode incluir ferramentas como brocas, prensas e serras, entre outras, de acordo com as especificações e necessidade.

Atualmente os sistemas mais modernos utilizam terminais de computadores para trabalhar com o programa designado e também como interface com as máquinas e podem trabalhar com praticamente qualquer tipo de ferramenta de usinagem.

A fita ainda é utilizada em processos de usinagem CNC em muitos casos, embora o material original em papel tenha sido amplamente substituído por materiais mais resistentes.

O processo de usinagem CNC consiste especificamente de uma base onde uma peça de trabalho pode ser colocada para ser trabalhada. Estas bases frequentemente fornecem dois eixos de movimento para que se possa posicionar de qualquer forma, para atender as necessidades e especificações.

Certas máquinas CNC possuem apenas uma ferramenta, podendo ser uma furadeira, prensa, serra, ou qualquer outro tipo de equipamento.

Alguns outros modelos possuem várias ferramentas diversas em uma única célula, com isso, uma única peça pode ser facilmente cortada, perfurada, e assim trabalhada de forma que outras operações possam ser realizadas.
A principal alternativa a este tipo de equipamento, é ter várias máquinas CNC operando em conjunto, de modo que um único programa possa ser utilizado para operar cada uma delas.s placas de circuito impresso, como a placa face simples a placa dupla face, podendo ser fabricadas em diversos tipos de matérias primas, como a fibra de vidro, fenolite e composite.

A furação das placas de circuito impresso são elaboradas a partir de maquinas CNC controladas por computador permitindo qualidade profissional em sua produção, a furação exige cuidados específicos na preparação dos materiais que serão utilizados para furar essas placas.

FURAÇÃO/FRESA CNC

Desenvolvemos placas de circuito impresso, como a placa face simples a placa dupla face, podendo ser fabricadas em diversos tipos de matérias primas, como a fibra de vidro, fenolite e composite.

A furação das placas de circuito impresso são elaboradas a partir de maquinas CNC controladas por computador permitindo qualidade profissional em sua produção, a furação exige cuidados específicos na preparação dos materiais que serão utilizados para furar essas placas.